• Título

    Live da AH!SIM no blog do Viva Decora

    A live da AH!SIM com João Leão, CMO da Archademy, virou assunto do blog do Viva Decora! O tema abordado foi proposta comercial e contrato de arquitetura. A publicação selecionou algumas das explicações e dicas, como: Qual a diferença entre proposta comercial e contrato de arquitetura? A proposta vem antes da pessoa virar seu cliente. […]

    Leia mais
  • Título

    AH!SIM em podcast do Viva Decora

    Aquele que nunca passou por um perrengue durante a obra que atire a primeira pedra! Mariane Carneiro da Cunha, fundadora e CEO da AH!SIM, deu dicas de como seguir o planejamento de ponta a ponta, em participação no podcast “Decora Cast”, do Viva Decora e apresentado pelo jornalista Tiago Simas. Somos a primeira Construtech do Brasil especializada […]

    Leia mais
  • Título

    AH!SIM em live da Dexco

    Mariane Carneiro da Cunha, fundadora e CEO da AH!SIM, participou de live da Dexco (Duratex) junto com Daniel Franco, Renato Damaso Maruichi, Maximiliano Selistre Carlomagno e Murillo Morale. Os assuntos abordados foram as oportunidades e os desafios da Inovação Aberta. Assista à live na íntegra: https://lnkd.in/eT4d8vyy “Este é o registro de uma conversa muito enriquecedora sobre como as grandes corporações e startups […]

    Leia mais
Cozinhas abertas

Cozinhas abertas

Cozinhas Abertas: Dicas e Inspirações

Nos dias de hoje cozinhar possui um status diferente. Deixou de ser uma tarefa obrigatória e passou a ser algo criativo, prazeroso e divertido para compartilhar com os amigos e família. Em razão dessa mudança no estilo de vida, as cozinhas abertas têm sido cada vez mais solicitadas nos projetos de decoração e arquitetura das casas e apartamentos e não somente para aumentar o espaço visual do ambiente, mas pela praticidade, estilo e interatividade entre quem  cozinha e os convidados.

Estilo aliado à praticidade

As cozinhas abertas estilo americano surgiram por uma necessidade. Como os americanos não têm o hábito de ter empregados domésticos, as mães precisavam ficar de olho nas crianças enquanto cozinhavam, surgiu então essa abertura na parede entre a cozinha e a sala.

Hoje em dia, a cozinha aberta é uma tendência que reflete um estilo de vida diferente e traz muita praticidade no dia a dia, seja para receber os amigos e a família e transformar o ato de cozinhar em lazer ou para preparar refeições rápidas para comer no balcão.

Além disso, a cozinha aberta aumenta a sensação de espaço por promover uma continuidade com a sala de jantar ou de estar, mesmo que seu espaço não seja tão grande.

Dicas para cozinha aberta

Quando pensar no projeto de uma cozinha aberta no imóvel, pense no principal: ela estará visível a todos. Por esse motivo a decoração da sua cozinha deve conversar com a da sala, mantendo o mesmo estilo.

Não há obrigação de usar o mesmo piso para a cozinha e a sala, mas ao escolher usar você manterá a continuidade visual, que é muito interessante se o espaço for pequeno.

Ao revestir as paredes o foco deve se voltar para aquela que ficará atrás da pia e do fogão – essa parte deverá ter um revestimento impermeável. Há muitas opções de revestimento que podem atender cozinha e sala ao mesmo tempo, como porcelanato, pedras e até mesmo alguns tipos de madeira.

E por que não utilizar os próprios utensílios e eletrodomésticos para decorar sua cozinha? Algumas marcas fazem produtos que não precisam ficar escondidos em armários, pois são também excelentes itens de design e decoração.

Escolher balcão ou ilha?

O mais comum entre as cozinhas abertas é ter um balcão para fazer refeições rápidas que em apartamentos compactos acaba substituindo uma mesa de jantar. Outra vantagem é que os balcões delimitam com mais precisão o espaço de cozinha e de sala e, a instalação de luminárias pendentes sobre balcão, se torna um elemento decorativo bastante interessante.

Para quem estiver pensando em optar por uma ilha central, é importante  definir a função principal dela. Se vai servir como um apoio para a preparação de alimentos ; se terá gavetas e armários ;se servirá como área para refeição; ou se ficará sendo o local de cooktop e forno. Nesse caso o projeto de instalações hidráulicas, elétricas e de gás deve contemplar todos os pontos necessários.

E o conselho final para quem está pensando em mudar ou atualizar a própria cozinha é sempre contar com ajuda profissional para a execução deste serviço, pois assim você terá a segurança adequada e a certeza de que sua cozinha será segura, prática e bonita do jeito que imaginou!