• Título

    Live da AH!SIM no blog do Viva Decora

    A live da AH!SIM com João Leão, CMO da Archademy, virou assunto do blog do Viva Decora! O tema abordado foi proposta comercial e contrato de arquitetura. A publicação selecionou algumas das explicações e dicas, como: Qual a diferença entre proposta comercial e contrato de arquitetura? A proposta vem antes da pessoa virar seu cliente. […]

    Leia mais
  • Título

    AH!SIM em podcast do Viva Decora

    Aquele que nunca passou por um perrengue durante a obra que atire a primeira pedra! Mariane Carneiro da Cunha, fundadora e CEO da AH!SIM, deu dicas de como seguir o planejamento de ponta a ponta, em participação no podcast “Decora Cast”, do Viva Decora e apresentado pelo jornalista Tiago Simas. Somos a primeira Construtech do Brasil especializada […]

    Leia mais
  • Título

    AH!SIM em live da Dexco

    Mariane Carneiro da Cunha, fundadora e CEO da AH!SIM, participou de live da Dexco (Duratex) junto com Daniel Franco, Renato Damaso Maruichi, Maximiliano Selistre Carlomagno e Murillo Morale. Os assuntos abordados foram as oportunidades e os desafios da Inovação Aberta. Assista à live na íntegra: https://lnkd.in/eT4d8vyy “Este é o registro de uma conversa muito enriquecedora sobre como as grandes corporações e startups […]

    Leia mais
Quanto custa um projeto de arquitetura? Eu preciso de um?

Quanto custa um projeto de arquitetura? Eu preciso de um?

Essa é uma dúvida muito comum para quem precisa modificar ou atualizar seus ambientes. Se eu escolher um arquiteto (depois de checar se o portfolio dele me agrada) eu devo ter um resultado melhor, certo? Ele vai me dar idéias que eu não teria de outra forma. Mas quanto vou ter que investir nisso? Os preços de projeto podem ser muito diferentes, se eu comparar vários arquitetos. E depois, para executar, vou precisar dele? Como faço para saber se estou pagando demais?

O que contém um projeto?

De forma geral, o bom projeto deve refletir o uso que você vai fazer do espaço, procurando otimizar duas coisas: a estética e a funcionalidade. As duas tem que respeitar uma terceira variável, que é seu orçamento. De nada adianta um projeto maravilhoso se você descobrir que não pode implementá-lo por conta dos valores. Finalmente, o tempo de implementação é importante, porque você pode ter datas obrigatórias ou desejáveis para que ele fique pronto.

Arte e técnica

Levando em conta tudo isso, o projeto vai ter dois aspectos principais: um deles é estético, para ver se o resultado te agrada. Para isso utilizam-se representações dos ambientes prontos, com desenhos, croquis e imagens 3-D que podem ser bastante realistas. Podemos dizer que essa dimensão do projeto é artística.

O projeto também tem que ter as informações técnicas precisas para executar tudo o que está nele, em diferentes plantas: lay-out, demolir e construir, elétrica, hidráulica, paginação de revestimentos, luminotécnica, marcenaria, ar-condicionado, entre outros.

07

exemplos de 3-D – escritório AH!SIM

     

Na AH!SIM utilizamos inclusive realidade virtual para fazer as imagens, com visualização em óculos Rift – veja um exemplo:

Quanto custa?

De forma geral, no mercado de São Paulo, os valores variam de R$100,00 a R$ 200,00 por m2 de área projetada na maioria dos casos. O preço depende de vários fatores: se o arquiteto é conhecido (o céu é o limite!), o tamanho do imóvel (imóveis pequenos podem demandar quase o mesmo trabalho de outros muito maiores), o formato de trabalho (que influi no tempo que o arquiteto vai empregar para entender as suas necessidades e fazer um projeto personalizado). O valor não inclui os executivos, que detalham hidráulica, elétrica, marcenaria e revestimentos em cada um dos ambientes projetados. Desconfie dos valores muito baixos, veja se a entrega tem tudo o que você necessita e se há algum tipo de obrigação posterior (veja abaixo!).

Eu preciso de um?

Se você vai fazer modificações em um ambiente amplo ou em vários deles, o projeto é um bom investimento. Ele pode representar até 10% do investimento total (normalmente fica abaixo disso), mas faz bastante diferença no resultado final. Além de ficar mais bonito e confortável do ponto de vista estético (combinando cores e texturas nos acabamentos, escolhendo elementos agradáveis e valorizando com iluminação), você não vai notar problemas depois, como falta de pontos de tomada ou mau posicionamento do ar-condicionado, por exemplo. Você vai passar muito tempo nesses ambientes, então vale a pena!

Como faço para escolher?

Para uma boa escolha, alguns pontos são fundamentais:

  • Experiência. Conheça o profissional, sua trajetória e os tipos de trabalho que ele tem feito. Cheque a sua reputação nas redes sociais e peça referências!
  • Empatia. É importante que você se sinta bem e à vontade com ele, para sempre dizer o que está pensando e para dar suas opiniões.
  • Transparência. O projeto envolve trabalho e tem um valor. Desconfie de preços muito baixos ou que te ‘amarram’ na execução, fazendo com que você tenha que escolher os fornecedores ou os móveis com ele, por exemplo.
  • Planejamento. Você tem que saber o quanto vai investir no total para manter o processo sob controle. O arquiteto tem condições de te informar isso e de te ajudar a planejar? Peça informações precisas e por escrito, e veja se ele te passa segurança nelas.
  • Execução. Feito o projeto, veja se o arquiteto tem condições de te ajudar na execução, mas dando transparência e liberdade de escolha. Bons profissionais são fundamentais (a obra civil gira de 20% a 30% do investimento total), mas você tem que poder comparar preços e negociar para chegar a um valor justo.

Obrigado

Esperamos que você tenha gostado das informações. Conheça mais sobre a AH!SIM, visite nosso Portfolio e tire dúvidas através do nosso Contato.

Boa sorte!